Muitos
já devem ter se deparado com a dúvida na hora de comprar seu novo quadro ou sua
nova bike. E lá vem siglas como “hardtail”, “allmountain”, “dh” e você pensa: “Mas
que *#~@, eu somente quero uma bicicleta!!!”.
Normalmente,
as lojas especializadas (não vou fazer propaganda aqui) dispõem de
profissionais qualificados, ou se supõe que o sejam. Então, quando você pedir
um quadro, ele já vai perguntar para qual finalidade, sua estatura e sexo.
SEXO?!?! Sim, existem quadros/bicicletas com geometria específica para o
público feminino.
Bem,
o intuito desta matéria é exatamente o que propõe o título do post, fornecer um guia rápido para os
diferentes tipos de bike, em especial, os da modalidade Mountain Bike. Então,
lá vai...
FULLY
RIGID OU RÍGIDA
Termo
usado para designar a bicicleta que não tem suspensão traseira e não possui
garfo com amortecedor. Entretanto, não podemos cair na ilusão de que se trata
de uma bicicleta muito simples. Ela pode muito bem ser extremamente equipada
com uma relação de câmbio “top de linha” e ter instalada nela um garfo rígido
de carbono. Sendo assim, não é uma bicicleta simples, mas apenas rígida.
Mas
ela pode ser sim, uma bicicleta totalmente simples, com seu preço na faixa de
R$ 250,00. Isso tudo dependerá do uso a que se destina e de quanto estamos
dispostos a gastar.
HARD
TAIL OU TRASEIRA RÍGIDA
Bicicletas
que não possuem suspensão traseira (traseira rígida) e dispõem de garfo com
amortecedor.
Em
outros tempos, existia esse tipo de bicicleta com apenas 15 marchas (apenas por
número porque sabemos que não podemos cruzar marchas), quadro em aço carbono e garfo
com suspensão que somente tinha a aparência de uma suspensão (o pneu fazia o
trabalho da suposta suspensão dianteira).
Hoje
encontramos no mercado (profissional) bicicletas com 10, 20 e até 30 marchas
(ou velocidades, como quiserem) e garfos com amortecedor que chegam a custar
mais caro que uma moto de 125cc.
Existem
também os “acessórios” que fazem o papel do amortecedor, como por exemplo,
canotes e mesas com algum sistema de amortecimento. Contudo, a bicicleta não
deixa de ser uma hard tail.
FULL
SUSPENSION
Chama-se
full suspension a bicicleta que possui amortecedor no quadro (alguns são na
parte central do quadro, outros na parte traseira) e usam em sua configuração
garfo com amortecedor.
Existem
modelos para todos os gostos e bol$o$. As diferenças são tantas que fica difícil
aponta-las, mas vamos expor algumas, para dar uma ideia: quadros “full” em aço
carbono (pesado, uma bicicleta desse tipo chega a custar R$ 450,00, em média);
quadros full em alumínio ou misto, com a traseira em fibra de carbono (alguns
modelos já possuem a suspensão traseira com trava, o que faz com que o quadro
automaticamente se torne uma hard tail); quadros “full” totalmente feitos com
fibra de carbono (usualmente, um quadro desse vem equipado com peças “top”,
sendo assim, o preço também é “top”).
Apesar
de existirem no mercado bicicletas full suspension totalmente em fibra de
carbono, com peças também em fibra de carbono, ainda assim elas tem peso
superior às hard tail, devido à suspensão traseira. Porém, essa diferença está
cada vez menor, com o desenvolvimento de peças e quadros com moldes
diferenciados.
Enfim,
a gama de modelos é vasta e hoje, com a possibilidade de ter uma suspensão
traseira que deixe a traseira rígida, fica difícil não se render à tentação de
ter uma bike full suspension.
WOMEN’S
SPECIFIC
O
nome já diz tudo: específico para mulheres. Exatamente! Cada dia mais e mais
marcas estão se atendo ao fato de que o corpo da mulher é proporcionalmente
diferente do corpo do homem, sendo assim, estão sendo desenvolvidos produtos específicos,
que no caso citado, trata-se dos quadros e bicicletas com pontos e geometria
específica para atender à estrutura corporal do público feminino.
Neste
ponto não estou pondo em pauta as bicicletas tipo “Caloi Ceci” ou similar.
Estou me referindo a produtos específicos para o mountain bike, bicicletas que
atendem ao público feminino, seja amador, entusiasta ou competitivo, mas exigente
por um produto de qualidade (sem desmerecer a marca Caloi ou o modelo Ceci, que
é específico para uso urbano, me refiro ao público que pratica mountain bike).
Somente
para ilustrar melhor, atualmente a marca Scott dispõe de uma linha completa
para o público feminino, batizado de linha Contessa. A marca Giant dispõe,
inclusive, de um modelo 29er para o público feminino. Outras marcas usam a letra
W para designar modelos específicos para as mulheres.
29er
OU BIG WHEELERS
A
nova febre do momento, bicicletas com aro de 29 polegadas. Isso mesmo: aro 29. Com
exceção das rodas e amortecedor dianteiro, uma 29er tem as mesmas
características das bicicletas já citadas anteriormente. E como o mundo da
bicicleta é bem democrático, para deixar bem explícito, as 29ers podem ser
rígidas, single speed, hard tail, full suspension ou Women’s Specific.
As
29ers rodam melhor em terreno acidentado que as bikes com aro menor (conforme citado
por proprietários, não tenho uma, ainda...) porém, sofrem uma pequena perda em relação
ao peso da bike e aceleração e retomada um pouco mais lentas.
eu sou inciante no montain bike , infelizmente um bêbado de carro atrazou mis minha vida ao quebra meu quadro peço ajuda para conseguir um quadro como doação pois nao tenho condiçao de comprar um no momento se tive um usado nao ligo se tive arranhado dando para usar eu vou agradecer muito quem me ajudar contato: emanuelluizferreira@gmail.com
ResponderExcluirBom dia amigos do pedal...
ResponderExcluirEstou indo para Caballero e gostaria de algumas dicas de lojas de bike com bons preços.
Aguardo maiores informações.
anderson_p_s@terra.com.br
Adorei o artigo!
ResponderExcluirAjudou bastante a esclarecer algumas dúvidas que tenho. Sou iniciante e estou à procura de uma bike para diminuir o uso do carro.
Dentre os tipos de bike citadas, será que tem alguma mais apropriada para uso na cidade e nas trilhas?
Obrigada
Infelizmente o artigo não esclarece o mais importante: "Para que serve cada tipo de MTB", fica a dica!
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